CAOMIO

Centro de Acolhimento e Orientação à Mulher das Irmãs Oblatas

É uma comunidade de Inserção na modalidade de atendimento/acompanhamento que tem como objectivo promover a inclusão social de mulheres em contexto de prostituição. Este projecto permite num ambiente estruturado e de maior privacidade, uma avaliação completa de cada situação e o delineamento de um projecto de vida individualizado. Neste espaço são proporcionados apoios em diversas áreas:

Acolhimento

Um espaço específico de atenção e resposta, a diferentes situações apresentadas pelas Mulheres solicitando apoio, informação, orientação e ajuda.

Apoio Emprego

Apoio na procura activa de emprego, que pretende promover a autonomia e o empowerment através da integração profissional das Mulheres.

Apoio Jurídico

Aconselhamento na resolução de situações legais relacionadas com direitos e deveres enquanto cidadãs.

Apoio Psicológico

Promove o acesso das Mulheres ao apoio psicológico contribuindo para a prevenção da saúde mental.

Apoio Social

É um serviço que pretende promover a mudança, capacitação e a emancipação das Mulheres. O apoio social prevê o conhecimento das situações e intervenção de forma essencialmente sistémica, no sentido de construir e adequar as estruturas necessárias de apoio às Mulheres, para que os problemas sociais identificados sejam atenuados, contribuindo para o desenvolvimento das suas potencialidades, promoção da sua autonomia, auto-estima e gestão autónoma e organizada do seu projecto de vida.

Banco Alimentar

É um serviço que pretende reduzir as carências a nível alimentar das Mulheres, contribuindo para a redução das desigualdades sociais.

Promoção de Competências

É um serviço de capacitação dirigido às Mulheres que apresentam diferentes níveis de habilitações escolares e profissionais, que contribui para a inclusão social através do desenvolvimento de soft skills e de autoconhecimento sobre competências, talentos e interesses.

Voluntariado

É um serviço que permite promover o envolvimento de voluntários numa actividade de cidadania activa, de intervenção junto das Mulheres ou no apoio aos serviços do CAOMIO como forma de potenciar o impacto das intervenções.

Equipas de Rua

Intervenção directa destinada a manter o contacto com a Mulher

Consistem numa intervenção directa e regular que se destina a garantir o contacto sistemático com a Mulher, em locais onde esta exerce a prática da prostituição. É através deste intervenção de 1ª linha, que se constrói uma relação de proximidade e confiança e que caso a Mulher o decida, complementada com os apoios disponibilizados no CAOMIO. Esta resposta é fundamental na medida em que proporciona um conhecimento da realidade e oferece novos elementos, para análise e reflexão e posterior intervenção.

Prémio MJNP - Foto com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa
Prémio MJNP - Equipa do CAOMIO
CAVITP
Encontro de Voluntariado 2018
JFSMM - Assinatura de Protocolos
Acção de Sensibilização para Voluntariado 2018

COSTURART-TE PONTO A PONTO

Enquadramento

Pretende-se criar oportunidades de formação e empregabilidade em costura, para públicos vulneráveis e/ou migrantes recém-chegados, ambos distantes do mercado de trabalho convencional. Através de uma metodologia, que combina aquisição de competências (formação adaptada), acompanhamento socioprofissional (tutoria) e interacção faseada com o mercado laboral (Centro Transitório de Micro-produção Têxtil).

Objectivo Geral

Criar oportunidades de integração laboral faseada na área da costura para públicos em situação de grande vulnerabilidade e para públicos migrantes que habitam o Eixo Almirante Reis (Anjos/Pena/Mouraria).

Actividades

Encontra Oportunidades

Coser saberes, Coser experiências

Costura o teu Futuro

Faz por ti, ponto a ponto

Linhas coletivas

Patchwork de Saberes

CosturArt-te: Histórias Ponto a Ponto

Objectivos Específicos

#1 Desenvolver oferta formativa adaptada com uma vertente de educação formal na área de costura e têxtil e com uma vertente não formal de construção coletiva de protótipos que valorizem as heranças culturais em presença, como componente de qualificação, identificação de talentos e possíveis percursos profissionais.

#2 Criar um Centro Transitório de Micro-Produção Têxtil, como estratégia de integração faseada no mercado de trabalho, para situações de maior desvinculação com o mercado convencional e/ou para situações de auto-emprego.

#3 Implementar um percurso de tutoria que acompanhe a construção de um projecto de reintegração profissional à medida em estreita articulação com respostas sociais, respostas de emprego (RedeEmprega) e respostas de empreendedorismo (eg. Concurso DesEnvolve).

Financiador

GeraEncontro

Enquadramento

A zona dos Anjos e Mouraria, apesar do esforço das entidades estatais e locais na resolução de diversas problemáticas sociais, continua a ser a área com maior incidência de prostituição de rua. Apesar da presença diária da população alvo nestes bairros, a sua situação de isolamento face à comunidade, resistência ao usufruto de respostas locais e fraca ou inexistente rede social de suporte continuam a ser elementos caracterizadores da sua situação social.

Objectivo Geral

Promover a inclusão social das mulheres que exercem prostituição nos bairros da Mouraria e Anjos, tornando-as mais participativas, autónomas, com maior sentido de interajuda e com uma rede social de suporte mais alargada.

Actividades

Cidadania Ambulante

Sessões Motivacionais Informativas

Laços Femininos

Interage com a Comunidade

Eu sei fazer

Estimul (Arte)

Objectivos Específicos

#1 Diminuir o isolamento da população-alvo, através da promoção de relações de proximidade entre as mulheres (grupo de pares), e entre estas e a comunidade;

#2 Promover a autonomia e o investimento pessoal da população-alvo, não só numa perspectiva de informar, orientar e encaminhar para as respostas sociais, mas também em proporcionar experiências de crescimento pessoal, social e profissional;

#3 Capacitar as beneficiárias do projecto nas mais diversas competências (cognitiva, social, sensorial, motora e criativa), através de acções adequadas ao perfil das beneficiárias e necessidades apresentadas, valorizando-se a componente criativa e artística.

Financiador

Aposto em Mim

Enquadramento

A Fundação Serra-Schönthal criou em 2015 um fundo económico para apoiar Mulheres em situação de Prostituição e/ou vitimas de tráfico com fins de exploração sexual. O apoio destina-se a apoiar Mulheres que se encontrem em processo de transição, para a construção de um projecto de vida e de integração socioprofissional.

Objectivo Geral

Apoiar uma Mulher na concretização do seu projecto de vida e para o exercício de uma cidadania activa.

Actividades

Realização de um acompanhamento mensal de monitorização da situação da Mulher

Participação através da partilha de testemunho nas várias acções a realizar

Objectivos Específicos

#1 Melhorar a qualidade de vida de uma Mulher;

#2 Promover a autonomia económica de forma a melhorar e gerar recursos que permitam melhorar as suas expectativas de vida;

#3 Proporcionar a integração social.

Financiador

Todas as Mulheres merecem o mesmo Olhar

Este ano decidimos antecipar as comemorações do dia da Mulher e no dia 7 de Março, logo pela manhã, a equipa e um grupo de mulheres, percorreu as ruas de Lisboa, envolvendo diferentes agentes da comunidade (parceiros, estabelecimentos comerciais e organismos públicos) com o objectivo de divulgar o mote que elegemos para assinalar o dia, “Todas as Mulheres merecem o mesmo Olhar”.
Nos espaços da cidade onde colocámos a mensagem, quisemos sensibilizar para a temática da prostituição, na tentativa de pouco a pouco desconstruir preconceitos. Irmãs Oblatas Portugal há 31 anos em Lisboa, a intervir junto das mulheres em contexto de prostituição, projectando sempre o mesmo Olhar.

Aqui ficam alguns dos momentos da que captámos nesse dia…

A Vida Portuguesa
Café O das Joana
Pastelaria Capri
Largo
Largo
Largo

Parcerias & Redes

Comissão de Apoio a Vítimas e Tráfico de Pessoas || Comissão Social de Freguesia de Arroios || Comissão Social de Freguesia de Santa Maria Maior

Conselho Municipal para a Igualdade || Conselho Municipal para a Interculturalidade e a Cidadania || Dar e Receber || GABIP Almirante Reis

Plataforma Lisboa - Trabalho Sexual || Rede de Apoio a Pessoas Vítimas de Tráfico || Rede sobre Trabalho Sexual

Rede Regional de Lisboa e Vale do Tejo de Apoio a Vítimas de Tráfico

Contactos

Contactos Telefónicos

(+351) 961 793 225

(+351) 218 880 192

Email

centrocaomio@sapo.pt

Morada

Rua Antero de Quental 6A
1150-043, Lisboa, Portugal

Horário de Funcionamento

2ª a 5ª Feira

09:00h - 13:00h
14:00h - 18:00h

6ª Feira

09:00h - 14:00h

Nós usamos cookies 🍪 para melhorar a sua experiência de utilizador, ao utilizar o nosso website concorda com a nossa